terça-feira, 17 de maio de 2016

Método de Leitura de Tarot: O PONTO CEGO/JANELA DE JOHARI

O método de leitura de Tarot conhecido como O PONTO CEGO tem como objetivo o Autoconhecimento. Desenvolvido pelo estudioso alemão Hajo Banzhaf, tem como referência um esquema usado em Psicologia chamado A JANELA DE JOHARI ou O ESPELHO DE JOHARI. 




Trata-se de um jogo com quatro posições, onde cada uma delas vai representar:

Posição 1 - Identidade Pessoal
Posição 2 - O Grande Desconhecido
Posição 3 - A Sombra
Posição 4 - O Ponto Cego






 
Quer saber mais? Assista ao vídeo:


quinta-feira, 12 de maio de 2016

É possível ser amigo(a) do(a) EX?

Muita gente me pergunta se, na minha opinião, penso que é possível que uma pessoa continue amigo(a) do(a) EX. A resposta é: DEPENDE. Basicamente, uma possível amizade entre pessoas que já se amaram e já tiveram um relacionamento no passado vai depender de três fatores:

1- O motivo pelo qual o relacionamento terminou;
2 - Como o relacionamento terminou;
3- A personalidade dos envolvidos.




Dependendo da relação entre esses três fatores, um ex-casal, pode, perfeitamente, continuar amigo. Mas a pergunta que não quer calar é: isso é mesmo necessário? É saudável? É produtivo?

Muitas vezes, a intenção de se continuar amigo(a) do(a) EX é somente vaidade, é apenas um modo de mostrar que você é civilizado, evoluído, desprendido e, é claro, superior. Muita gente se machuca com essa "amizade" e acaba fazendo coisas que não gostaria de fazer só pra manter uma aparência de superioridade. Entretanto, cada caso é um caso e não convém generalizar. Existem casais que conseguem superar a separação sem deixar o ódio e o ressentimento como legado eterno.


Assista ao vídeo para saber mais sobre essa discussão:

  

Recentemente terminei de escrever o livro Como esquecer quem não te merece, um guia prático para quem quer e precisa superar uma separação de maneira rápida e objetiva. Nessa obra, diversas ferramentas foram disponibilizadas para que possamos superar mais facilmente um rompimento amoroso. Com a ajuda da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Programação Neurolinguística, o sofrimento que decorre de uma separação mal elaborada pode ser abreviado, ajudando assim a pessoa a retomar as rédeas da própria vida de maneira mais tranquila e natural.
(Texto: LIGIA GUELFI)




- Assista a alguns vídeos sobre o tema em nosso canal do YouTube:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLIAoLtb8NRbtmte6htbybFnLMa12e4hzh

Por que não consigo falar Inglês após ANOS de curso?

Muita gente reclama por não conseguir se expressar oralmente em Inglês. Após anos de cursos, aulas, livros de atividades lúdicas e todo tipo de tentativas, às vezes o aluno realmente não consegue falar muito bem. Pode acontecer de a pessoa conseguir entender bem um texto na leitura, ou então ter facilidade para ouvir, para compreender o que os outros estão dizendo, mas quando chega a hora de soltar a língua e efetivamente FALAR, hummmm... a coisa se complica!




Existem pessoas que pensam que essa inabilidade na fala é apenas um problema de cognição, ou seja, burrice. Não, não é! Muitos fatores podem influir nessa dinâmica, e é claro que ninguém é burro ou incapaz. O que ocorre é que, muitas vezes, o estudante está aprendendo com um método inadequado ao seu modo de aprendizado ou então as 4 Habilidades Linguísticas não estão sendo trabalhadas com a mesma atenção. 

Quer entender melhor como esse processo de aprendizagem acontece e como ele pode melhorar? Assista ao vídeo:


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Como fazer visualizações mais eficazes

Você tem dificuldades para fazer Visualizações?





Visualização é uma imagem mental que podemos, criando em nossa mente uma cena ou um quadro parado de alguém ou algo. É como se fosse um "filminho" imaginário, onde podemos nos ver projetados agindo de uma certa forma e com uma determinada aparência que nos agrade.
As visualizações são um recurso daqueles que estudam o Mentalismo, ou ainda, a Lei da Atração. Porém, nos últimos anos, esse exercício mental também obteve o aval da Ciência, e se tornou parte das estratégias adotadas por várias abordagens terapêuticas, como a PNL (Programação Neurolinguística) e a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental).
Existem diversas escolas esotéricas que usam a Visualização Criativa para imprimir imagens positivas e incentivadoras em nosso inconsciente. Entretanto, diversas pessoas têm dificuldades para visualizar. Distração, falta de relaxamento, ausência de prática ou desconhecimento sobre o tema podem ser as causas de tal dificuldade.




Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre o assunto: