quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Dica de Filme: Love, Marilyn

Para quem é fã da diva das divas, a inesquecível Marilyn Monroe, um documentário bacana é o Love, Marilyn, lançado em 2012. O filme não é apenas mais um dos inúmeros recortes biográficos da vida da grande estrela, mas também conta com a leitura de muitos de seus textos, mostrando que Marilyn era muito mais do que uma figura infantilizada e tola.




Leia a sinopse:

50 anos após sua morte, duas caixas com documentos, diários, poemas e cartas escritas por Marilyn Monroe foram encontradas. As anotações pessoais desta icônica diva do cinema mostra um novo lado da atriz, perseverante e estudiosa, que tornou-se prisioneira da própria personagem que criou. Conta com depoimentos e leituras de grandes nomes de Hollywood. 

Eu já havia lido alguns desses textos "perdidos" de Marilyn no livro Fragmentos, que, aliás, é bem legal. No documentário, esses pequenos trechos são lidos e interpretados por atores e atrizes famosos, dentre eles a consagrada Glenn Close e a talentosa Uma Thurman. Apesar de o filme ficar um pouco lento às vezes, achei bastante interessante. Podemos saber muito sobre a vida interna de uma pessoa através da leitura atenta de sua produção escrita, isso é fato. Marilyn demonstra ser uma alma altamente sensível, dedicada e focada em seus objetivos, que eram, dentre muitos, adquirir o máximo possível de cultura e se tornar uma atriz altamente capacitada. Ela queria provar que seu talento era maior que seu personagem estereotipado de loira linda, burra e sensual.




Um trecho que me comoveu bastante foi quando a grande estrela se separou do escritor Arthur Miller. É nítido o sofrimento da atriz em relação a isso, a dor transborda em suas palavras e até mesmo em sua postura corporal. Sua personalidade insegura chegou ao ápice do desequilíbrio, mas mesmo assim seu trabalho no filme Os Desajustados (veja a resenha aqui) foi impecável. 

Gostei bastante do documentário, acho que vale a pena assistir!


Nenhum comentário: