terça-feira, 3 de novembro de 2015

Teste: Você é um procrastinador?

A autoestima e a procrastinação

Um outro aspecto da vida que envolve a autoestima é o que chamamos de Procrastinação, ou seja, a tendência em deixar para o dia seguinte o que se pode fazer hoje mesmo.
Os pesquisadores contemporâneos do campo da autoestima enfatizam que a capacidade de se controlar e a auto-disciplina constituem fatores que favorecem uma boa autoestima.
A procrastinação nasce de uma falta de autodisciplina. Assim, se você fizer imediatamente o que tem a fazer, a sua autoestima vai aumentar.

Você é um procrastinador (a)? Para saber, faça o seguinte teste. Marque um X no que descreve melhor o que você sente e faz. Siga a seguinte tabela:

0 - nem um pouco
1 - às vezes
2 - com moderação
3 - muito

1) Com frequência penso comigo mesmo (a) que só vou fazer tal coisa quando tiver vontade. (     )
2) Irrito-me quando as coisas se mostram difíceis. (     )
3) Adio os prazos quando não estou com vontade de trabalhar. (     )
4) Prefiro nada fazer a fracassar. (     )
5) Sou muito crítico (a) em relação a tudo o que faço. (     )
6) Nunca fico orgulhoso (a) dos meus resultados. (     )
7) Temo não obter sucesso. (     )
8) Sinto-me culpado (a) quando penso em tudo o que deveria fazer. (     )
9) Nunca tenho vontade de fazer as coisas que tenho fazer. (     )
10) Detesto as pessoas que tentam me controlar e me dizer o que devo fazer. (     )

TOTAL = (     )

Se tiver obtido mais de 15 pontos, isso significa que você procrastina, e a sua autoestima pode ser prejudicada por isso. Então, tome coragem, não deixe para amanhã o que pode realizar hoje.

Como bloquear a procrastinação?

- Colocando a mão na massa! Não espere ter ânimo para começar, ele virá à medida que você progredir no seu projeto. 

- Faça um plano: 
  * Quando você vai começar?
  * Por onde você vai começar?

- Divida a tarefa em pequenas etapas de 15-20 minutos e vá em frente!

- Pense positivo. Identifique as frases negativas que você se diz e substitua por afirmações positivas. Por exemplo, em vez de "Ai, ai... Não estou com a menor vontade de fazer isto!", diga "Vou colocar a mão na massa durante 20 minutos, hoje estou me sentindo cheio (a) de energia!"

- Reconheça o seu esforço e parabenize-se interiormente.



Nenhum comentário: