domingo, 29 de novembro de 2015

Resenha: O PODER DO AGORA - Eckhart Tolle

Na linha da Literatura Holística, Espiritualismo e afins, O Poder do Agora é um dos livros mais comentados do momento. Escrito pelo alemão Eckhart Tolle, a obra fala sobre meditação e religiões orientais, mas com um toque de cristianismo, inclusive citando trechos do Novo Testamento da Bíblia. 




O autor fala sobre como perdemos tempo remoendo o passado ou projetando o futuro. Passamos a maior parte de nossas vidas lamentando ou revendo situações que já passaram (culpa) ou então imaginando o que irá nos acontecer em seguida (ansiedade). Infelizmente, na maior parte das vezes esperamos que coisas ruins e desagradáveis aconteçam, gerando assim o medo. O ideal seria vivermos o momento atual com toda a intensidade possível, pois aí poderíamos nos enxergar como seres inteligentes que podem escolher o que querem trazer para sua realidade e assim, deixaríamos de lado o condicionamento social que nos domina, sufoca e tolhe nosso direito de sermos autônomos, independentes e, acima de tudo, conscientes.
A meditação, prática utilizada há milênios pelos povos orientais, pode nos ajudar a focar nossa atenção no AGORA. Recentemente a ciência tem descoberto que meditar todos os dias é, de fato, uma prática bastante saudável. Pesquisas na área cognitivo-comportamental já demonstram resultados positivos em relação a isso.
Confesso que demorei para ler esse livro. Não sou de enrolar muito, geralmente leio bem rápido, mas os primeiros capítulos foram bastante morosos, acho que pelo modo como o autor se expressou. Achei que eram muitos conceitos soltos sem chegar a uma conclusão e quase desisti. Entretanto, a partir do Capítulo 8 (Relacionamentos Iluminados), a leitura deslanchou. Comecei a gostar bastante do que estava lendo e terminei rapidinho, com aquele sentimento de "Ufa! Ainda bem que não desisti!".
Para quem já leu os livros do Osho, os conceitos apresentados em O Poder do Agora não são novidade, mas para quem teve pouco contato com o assunto a leitura pode ser muito surpreendente e enriquecedora. De qualquer forma, valeu a pena ter lido. Gostei! :)


Veja a resenha em vídeo:

 


Leia alguns trechos do livro O PODER DO AGORA:



Nenhum comentário: