segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Teste: Como você reage às situações?

Todos nós nos deparamos com personalidades dominadoras: pessoas que assumem o controle em eventos sociais, deixando bem claro como estão se sentindo, o que querem fazer e como querem que as coisas sejam feitas. Sem dúvida, há momentos em que isso é estritamente necessário e as pessoas dominadoras tornam-se organizadores eficazes. Por outro lado, existem momentos em que essa tendência agressiva atropela os sentimentos e desejos dos outros, e então as pessoas dominadoras podem parecer arrogantes, questionadoras e difíceis.
E quanto à personalidade condescendente? São as pessoas calmas, que geralmente concordam com todo mundo para evitar tensão ou conflito, mesmo que isso signifique reprimir o que realmente pensam. São exemplos perfeitos de cooperação, conciliando as diferenças pessoais com abnegação. Os tipos condescendentes são agradáveis e é fácil conviver com eles, pois dão sempre a precedência aos outros. No entanto, todo esse altruísmo pode ser um pouco cansativo quando você precisa de uma opinião sincera, ou quando um confronto é inevitável. 
O comportamento dominador ou condescendente geralmente se desenvolve na infância como consequência do estilo de criação ou da rivalidade entre irmãos. Em resultado disso, um terceiro estilo de personalidade costuma ser ensinado em seminários de aprimoramento pessoal ou cursos de formação de gerentes: a assertividade. O comportamento assertivo é aquele que exprime claramente o que você quer, ao mesmo tempo que reconhece e respeita os direitos dos outros. As pessoas assertivas tendem a ganhar muito mais a longo prazo, tanto no nível pessoal quanto no profissional.

TESTE O SEU QUOCIENTE DE DOMINAÇÃO

Você vai precisar usar algumas lembranças da infância para estudar o seu tipo de personalidade: dominador ou condescendente. Demore alguns minutos se recordando de algumas discussões e desentendimentos em família.

1. Como você resolvia os desentendimentos com seus irmãos?
a) Normalmente recorria a um dos meus pais como árbitro.
b) Não me incomodava mesmo e me afastava.
c) Precisava vencer e lutava até o fim.

2. Os seus pais eram dominadores ou condescendentes?
a) dominadores.
b) condescendentes.
c) um era dominador; o outro, condescendente.

3. Quais eram as suas estratégias para enfrentar os aborrecimentos?
a) Evitar discussões ou demonstrações de emoções, se possível.
b) Chorar - isso ajudava a aliviar a tensão.
c) Descontar em alguém.

4. Qual era a atitude da sua família em relação à vida?
a) Ensinava a respeitar os sentimentos dos outros e a defender os nossos.
b) Calma, raramente brigava e nunca precisava pôr fim a desentendimentos.
c) Falávamos o que pensávamos e competíamos para ter o controle.

PONTUAÇÃO/INTERPRETAÇÃO

1) a, 1; b, 0; c, 2.
2) a, 2; b, 0; c, 1.
3) a, 0; b, 1; c, 2.
4) a, 1; b, 0; c, 2.
Some sua pontuação total.
Se você marcou 6 pontos ou mais, você é do tipo dominador. 
Se você marcou 2 pontos ou menos, você é do tipo condescendente.
Se você marcou entre 3 e 5 pontos, você é do tipo assertivo.

Se você é uma pessoa dominadora, tem a personalidade forte e tende a assumir o comando. Você provavelmente é competitivo e pode gostar de uma boa discussão. A sua zona de perigo é a tendência à agressividade, que pode gerar conflitos, pôr em risco a confiança e prejudicar os relacionamentos. Faça um esforço para ser mais cordial nas suas relações. Procure ser assertivo em vez de agressivo.

Se você é condescendente, tem a tendência de pôr os outros na sua frente em todos os sentidos, tornando-se um amigo solícito e um trabalhador consciente. No entanto, há duas zonas de perigo no caso: primeiro, ignorar as suas próprias necessidades pode minar a sua confiança; segundo, deferência extrema pode incomodar. Lembre-se: se pedirem a sua opinião, é bem provável que a outra pessoa realmente queira ouvi-la!

Se você é assertivo, nem busca nem evita conflito, e respeita os outros tanto quanto respeita a si mesmo.  Pense nas vezes em que concordou e nas vezes em que fincou o pé. O resultado lhe fez bem?
(Claire Gordon - Decifre sua Personalidade)



 

Nenhum comentário: