quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Resenha: AS CHAVES DO TARÔ

Um livro que indico para quem já se iniciou ou para aquele que pretende se iniciar nos estudos de Tarot é  As Chaves do Tarô, do grande especialista Hajo Banzhaf. Esta obra traz vários jogos e disposições de cartas, e possui também um quadro explicativo para o leitor decidir qual jogo escolher, de acordo com suas dúvidas e perguntas.  




Um fator bastante didático nesta obra é o fato de o autor ter criado quadros de comparação entre as cartas. Por exemplo, quando o quesito "alegria" é citado, podemos ver bem a diferença entre a alegria representada pela carta do Louco (alegria infantil, despreocupada) e a representada pelo Mundo (alegria com o sucesso). Podemos também comparar os Arcanos Maiores aos Menores, percebendo as sutilezas de significados entre eles.
Outra característica interessante deste compêndio é o modo pelo qual o significado das cartas é exposto, isto é, na forma de fichamento. É bastante funcional aprender através de pequenos resumos. Claro que devemos estudar as diversas nuances de cada arcano, que, aliás, são riquíssimos em forma, representação e simbolismo, mas as palavras-chave e os resumos são bem práticos e nos ajudam a memorizar os aspectos principais de cada carta.




Realmente, é um livro que merece estar na coleção de toda pessoa que se dedica ao estudo desse oráculo incrível!



Nenhum comentário: